sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O que é cenografia?

Cenografia é a arte de criar ambientes em conformidade com uma situação. Essa criação pode utilizar móveis, objetos, iluminação, figurino e, acima de tudo, tem que estar em sintonia com quem está em cena, afinal, o cenário é parte atuante do "todo" que está sendo encenado. Seja repleta de componentes ou sem nenhum, ela ganha vida no momento da integração com a cena e seus atores.

Por: Andréa Ramalho

O que é cenografia?

Cenografia é uma arte, e como toda arte exige criação, a cenografia envolve técnica e projeção no que se refere a construir um cenário. Porém esse cenário não precisa ser necessariamente composto de elementos concretos, como nas novelas, que envolve não só o ambiente como também atores e figurino. O cenário pode ser composto de elementos imaginários, pois cenografia é acima de tudo imaginação e interpretação.

Por: Gerlane Oliveira

O que é cenografia?

É o trabalho de organização de espaços de acordo com o conteúdo e a proposta de um produto de televisão ou outros ambientes. A seleção de objetos para o espaço forma o cenário.

Por: Thiago César Azevedo

O que é cenografia?




Após discussão em sala de aula, cheguei a uma conclusão fabulosa quanto ao significado do termo: cenografia.

Só pode ser fruto da minha imaginação. Isso mesmo: está tudo na minha cabeça!

De todos os elementos que compõem o cenário, figurino, maquiagem, elenco, iluminação e afins, a imaginação do criador é o ponto chave pra que seja construído um mundo em um espaço. Somado a isso está a imaginação e percepção do espectador, como é feita a leitura e interpretação do mundo criado.

Acredito que uma cenografia bem trabalhada provocará uma série de emoções, reações previstas ou não, tudo dependerá da composição, da soma dos elementos e, é claro, da sensibilidade semiótica do espectador.

Por: Catarina Doolan

O que é cenografia?

"É a técnica de selecionar os instrumentos cenográficos para formar o cenário em uma peça teatral ou vídeos em geral"

Por: Francisco Carlos Guerra de Mendonça Júnior

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Fichamento do texto “Cenografia, rigor e poética”. Matéria Especial. Juan Ruesga.


O trabalho do autor baseia-se em análises de textos do Filósofo grego Adolphe Appia, do italiano Giorgio Strehler (ator/produtor ) e Jose A. Sanchez( Dramaturgo). Através dessas análises, Juan Ruesga elabora conceitos sobre a importância da cenografia no espaço teatral. A cenografia é o diferencial para “transformar um espaço em um local de espetáculo”. Ela integra som e luz e estreita a relação de teatro, dança, circo. O autor fala também sobre como a iluminação contribui para o destaque da cenografia, podendo isolar o ator do resto do cenário ou criar uma representação da realidade.   E nesta relação de som e luz que Adolphe Appia elabora grandes conceitos da cenografia contemporânea que passa a ser tratada como espaço cênico tornando-se mais corpórea.



Dentro desses conceitos, Ruesgas enumera linhas de pensamentos que constroem um método de trabalho. Dentre eles: a cenografia incorpora toda a tecnologia á sua disposição, o homem é a proporção, o espetáculo é desenvolvido nas três dimensões do espaço cênico, a iluminação é um meio expressivo que completa tudo o que foi dito anteriormente. Através destes princípios foram formuladas diversas poéticas teatrais que deram ponto de apoio para que Juan Ruesga pudesse entender a cenografia. e como uma de suas conclusões: “ a cenografia deve acompanhar o desenvolvimento do espetáculo, favorecendo sua compreensão. Uma dramaturgia do espaço”.